Encontro reúne cineastas pernambucanos, crítico de cinema e artista para conversar e discutir a participação do filmes locais no Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), na Alemanha.

O Kulturforum volta a cena pernambucana em 2015, desta vez com tema “Berlim, Pernambuco: Canal aberto para o Cinema”. De caráter informal, o debate aberto contará com a participação do pesquisador, jornalista e crítico de cinema André Dib, dos cineastas pernambucanos Marcelo Pedroso, Lírio Ferreira e da artista visual Gabi Saegesser. O encontro será na próxima segunda-feira (30/03), das 20h às 21h30, no Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), localizado na Rua do Sossego, 364, bairro da Boa Vista. A entrada é gratuita.

O debate será uma oportunidade para ouvir o relato de André Dib sobre o Festival Internacional de Cinema de Berlim 2015 (Berlinale). O jornalista foi enviado para Alemanha numa parceria do CCBA com a Revista Continente. Também será a chance de conhecer as opiniões dos diretores pernambucanos, que participaram deste ano no festival com exibição dos longas “Brasil S/A” (Marcelo Pedroso) e “Sangue Azul” (Lírio Ferreira). No bate-papo, também conversaremos sobre perspectivas do cinema alemão e pernambucano, pontos de encontro, experiências de cooperação e comparar a vivência nos festivais de cinema.

Além do encontro, os participantes irão conhecer os arredores do festival e um pouco de Berlim, cidade do festival, através das fotografias de Gabi Saegesser que estarão expostas no local.

André Dib (ex-aluno CCBA) esteve em Berlim durante os dias 05 e 15 de fevereiro. Acompanhou de perto o evento e publicou artigos sobre os filmes, o festival e a participação pernambucana no festival. Alguns dos textos selecionados estarão expostos ao público durante o encontro.

KULTURFORUM – É um espaço encontro para diálogos informais realizado no CCBA, com representantes da cena cultural de Pernambuco. Em cada edição, busca-se convidar pessoas de eixos temáticos, como cinema, artes visuais, artes cênicas, literatura, arte-educação, dentre outros. A proposta é criar um ambiente livre e aberto para debates e troca de ideias sobre tendências, questões e experiências contemporâneas.


SERVIÇO:

KULTURFORUM –  Berlim, Pernambuco: Canal aberto para o cinema
QUANDO: 30/03/2015 (segunda), às 20h.
LOCAL: Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA), Rua do Sossego, 364 Boa Vista, Recife
Fone: (81) 3421.2173
ENTRADA FRANCA

BIOGRAFIA DOS CONVIDADOS

ANDRÉ DIB

é pesquisador, crítico de cinema e jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Há dez anos realiza a cobertura de festivais brasileiros e estrangeiros. Tem textos publicados em diversos jornais, revistas e na internet. Realiza curadorias para mostras e consultorias para festivais de cinema. Membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC). Seu trabalho está reunido em www.revistacinerama.com.

LÍRIO FERREIRA

nasceu em Recife em 1965. Formado em Jornalismo pela UFPE, começou a se interessar por cinema ainda na faculdade. Com o filme BAILE PERFUMADO, dirigido por em parceria com Paulo Caldas, reintroduz Pernambuco na geografia cinematográfica brasileira de longas-metragens. Recebeu o prêmio de melhor filme no Festival de Brasília de 1996 e também foi agraciado pelo IBEU como o melhor filme brasileiro daquele ano. BAILE PERFUMADO – um filme de cangaço – viaja o mundo e torna-se um dos filmes mais marcantes da chamada retomada do cinema brasileiro.
Estão na sua filmografia os longas-metragens: Baile Perfumado (1996 – Prêmio de Melhor Filme Festival de Brasilia, e melhor filme IBEU), Árido Movie (2005 – Premiado no Cine PE e Festival de Cinema Brasileiro de Miami), Cartola (2006), O Homem Que Engarrafava Nuvens (2008), Sangue Azul (2014). Curtas-metragens: O Crime da Imadem (1992 – prêmio TV BANDEIRANTES/BANCO DO BRASIL de melhor curta metragem) That’s A Lero-Lero (1995 – premiado nos Festivais de Brasília e Gramado), Sístoles E Diástoles (1992), Duoelo (1992), O Elástico (1992), Assombrações Do Recife Antigo (2000), Inclusive (2009)


MARCELO PEDROSO

nasceu em 1979 em Recife. É cofundador da Símio Filmes, produtora de cinema em Pernambuco. Entre os filmes que realizou estão os longas-metragens “Brasil S/A” (Melhor roteiro e direção – Festival de Brasília), “Pacific” (Melhor filme – CineEsquemaNovo), “KFZ-1348” (Prêmio do Júri – Mostra de São Paulo) e os curtas “Câmara Escura” (Melhor filme no Curta Cinema – RJ) e “Corpo Presente” (Melhor montagem na Mostra de Londrina). Mestre em cinema pela Universidade Federal de Pernambuco com pesquisa sobre documentário contemporâneo, atua também como educador dando cursos e oficinas em diversas regiões do país.


GABI SAEGESSER

é artista visual com graduação em cinema. Faz parte do coletivo audiovisual Aogue. Atuou como proponente e mediadora em oficinas e formação de artes visuais e de audiovisual relacionadas à técnica do stop-motion em instituições como Instituto Ricardo Brennand, Galeria Janete Costa e Fliporto e Festival de Cinema de Triunfo.