Veja como o CCBA pode ajudar nessa experiência

A expressão au pair vem do francês e significa “ao par”, e em sua origem era utilizada para designar a paridade econômica entre serviços trocados com reciprocidade – dar e receber, ter direitos e deveres.

Atualmente, au pair é uma forma de intercâmbio cultural em que jovens estrangeiros  ficam alojados com uma família de determinado país para aprender a língua e conhecer a cultura daquele local, enquanto oferecem (?) em troca cuidados para as crianças do lar e ajuda em algumas atividades domésticas, sendo considerados integrantes da família. Os trabalhos abrangem no máximo 30 horas semanais.

No caso da Alemanha, quem quiser ser au pair deve ter entre 18 e 26 anos e falar o básico do idioma alemão (nível A1).O jovem é recebido pela família durante 6 ou 12 meses e, além da moradia, ganha uma ajuda para custear um curso de língua. Fora isso, também tem direito a uma mesada, pelo menos um dia de folga e dois dias úteis de férias todo mês, mas deve custear visto e passagens.

Essa oportunidade é ideal para quem quer conhecer o país e estudar o alemão com a garantia de um trabalho remunerado, aprendendo também os costumes do lugar com a vivência cotidiana.

Além disso, é uma alternativa aos programas comerciais de intercâmbio. O Brasil vem sofrendo uma série de cortes na educação, como o programa Ciências Sem Fronteiras, por exemplo, que não está mais oferecendo bolsas de intercâmbio. É aí que entra a vantagem do au pair: você pode viajar e aprender a língua recebendo uma remuneração durante o período do intercâmbio, tornando-o muito mais em conta.

A importância do idioma

O(a) au pair estará em contato direto com o alemão. Tanto para dialogar com as crianças e entender suas necessidades, como também em situações cotidianas: atender ligações e anotar recados, falar com vendedores, pedir informações na rua e muito mais. Para realizar responsabilidades e demandas, além de conhecer seus direitos, o domínio consistente do idioma é fundamental para um(a) au pair.  

Para Christoph Ostendorf, diretor do CCBA, o nível exigido pela Embaixada ainda é baixo para atender às necessidades citadas acima. “O CCBA recomenda que o jovem vá além do nível A 1 e busque estudar até o A 2, para se sentir mais seguro na comunicação”, afirma.

Para alcançar o nível A 1 é necessário cursar dois estágios (A1.1 e A1.2) que correspondem a 90 horas aula. Com mais dois estágios (A 2.1 e A 2.2) atinge-se o nível A 2 que corresponde a 180 horas aula. Veja aqui a atual programação dos cursos no CCBA.

Para o nível A 1, serão treinadas em dois semestres a capacidade de compreender e utilizar frases e expressões cotidianas simples, a capacidade de apresentar-se, de elaborar perguntas simples sobre outras pessoas e responder a perguntas desta natureza, além da capacidade de comunicar-se de maneira simples quando o(a) interlocutor(a) fala lenta e claramente.

O certificado oficial Start Deutsch 1

Para provar o conhecimento da língua alemã no Consulado, é recomendado apresentar o certificado Start Deutsch 1 do Goethe-Institut. A respectiva prova é regularmente oferecida no CCBA.  

Vale lembrar que o Start Deutsch 1 não possui limite de validade. Para saber as datas e preços dos certificados no CCBA, confira nossa aba de certificados oficiais neste link ou através do telefone (81) 3421.2173.

Informações legais sobre visto e passaporte no site da Embaixada Alemã no Brasil:

Informações gerais:  http://www.brasil.diplo.de/

Sobre au pair: http://www.brasil.diplo.de/contentblob/4118576/Daten/6720784/Merkblatt_Aupair_Visumpt.pdf

Agências de au pair certificadas pelo Ministério de Trabalho da Alemanha

Para a sua experiência ser ainda melhor e mais segura, o CCBA listou organizações que certificam agências de au pair, que por sua vez cuidam dos trâmites legais da viagem. É possível conferir abaixo quais são essas organizações e também uma lista de agências com cada tipo de certificado oferecido por essas organizações, possibilitando uma boa escolha aos interessados:

• Au-pair Society e. V.:   www.apsev.de

• Gütegemeinschaft Au pair e. V.:   www.guetegemeinschaft-aupair.de

• Verein für Internationale Jugendarbeit e. V.: www.au-pair-vij.org

• IN VIA:  www.aupair-invia.caritas.de

• International Au Pair Association (IAPA):  www.iapa.org

• European Committee for Au Pair Standards (ECAPS):  http://iapa.org/national-associations/ecaps/

Página de busca que mostra Agências de au pair com os respectivos certificados:   

http://www.au-pair-agenturen.de/agenturen-suche.html