Institucional

Institucional

O Centro Cultural Brasil – Alemanha (CCBA) é uma associação civil sem fins lucrativos (ONG), fundada em 1990, a partir de uma iniciativa de ex-bolsistas da Alemanha, do Goethe Institut, do Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Recife e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Longe de ser apenas uma escola de alemão, o CCBA se constitui num espaço de diálogo cultural a partir do encontro e da participação ativa das pessoas. Pensando nisto, as atividades do nosso Centro estão concentradas nas seguintes áreas:

a) ensino da língua alemã e portuguesa;
b) diálogo cultural;
c) intercâmbio acadêmico e científico;
d) cooperação econômica entre o Brasil e a Alemanha.

No Recife, que possui diversos laços históricos com a Alemanha, o CCBA cumpre os seus diversos objetivos, através de diversos cursos de alemão; uma rica programação cultural, intercâmbio acadêmico e cooperação entre os dois países, e do InfoZentrum, que disponibiliza ricas informações sobre a Alemanha. Há cerca de três anos, o CCBA realiza também cursos de língua portuguesa e programas de estudo da realidade brasileira para alemães e estrangeiros.

Nossa equipe está convencida de que o seu trabalho pedagógico e cultural, desenvolvido com parceiros locais, pode contribuir para o desenvolvimento e a democratização na Região do Nordeste, através de uma ampliação da cooperação entre o Brasil e a Alemanha.

Horários de atendimento da Secretaria:

  • Segunda a quinta-feira: 9h às 12h e 14h às 19h;
  • Sexta-feira: 9h às 12h e 14h às 18h;
  • Sábados: 9h às 12h

Os cursos do CCBA são projetados para atender às necessidades e aos níveis de conhecimento de cada aluno. De acordo com a familiaridade do participante com a língua alemã ou com o uso que fará do idioma, ele poderá optar entre os vários cursos regulares e especiais oferecidos.

Filosofia de ensino

Para o Centro Cultural Brasil-Alemanha, a língua é mais do que a gramática ou um mero instrumento de comunicação. Ela carrega cultura, aproxima pessoas, oferece chances para refletir sobre a realidade, abrindo assim novos horizontes. Baseados num relacionamento democrático e amigável com os participantes, tentamos construir um processo de aprendizagem em conjunto, que leva em consideração os diversos interesses de cada grupo.

Professores

Os professores do CCBA são treinados pelo Instituto Goethe e abertos para propostas e sugestões dos participantes. Geralmente, os cursos contam em média com 12 pessoas, comunicação intensiva na sala de aula e um avanço rápido na aprendizagem da língua.

Material, recursos didáticos e oportunidades

A partir dos respectivos livros didáticos e através de músicas, vídeos e outros recursos, os participantes aprendem por meio de trabalhos em grupo, dramatizações e debates.

Fora da sala de aula, o CCBA oferece oportunidades para praticar o alemão, através da programação de TV, do InfoZentrum (biblioteca) e do Stammtisch International (encontro semanal para conversar em alemão nas quartas-feiras à noite).

As concepções dos cursos Básico (Grundstufe) e Intermediário (Mittelstufe) seguem à orientação do Instituto Goethe. O CCBA é autorizado para aplicar as provas oficiais de proficiência no idioma alemão. Se você quer saber um pouco mais sobre os livros adotados pelo CCBA, consulte os sites das editoras abaixo.

Hueber
www.hueber.de

Schubert
www.schubert-verlag.de

Diretor

Christoph Ostendorf (christoph@ccba.org.br)

Informações sobre intercâmbio acadêmico e Testes oficiais Ondaf e TestDaF

Coordenadora Pedagógica

Edvani Alves de Lima (edvani@ccba.org.br)

Testes e entrevistas de nivelamento, informações Sobre testes oficiais de Start Deutsch, Zertifikat Deutsch – ZD e cursos de alemão na Alemanha

Secretaria

Jósi e Dinorah

Atendimento ao público:

2ª a 5ª, 9:00 às 12:30 e 13:30 às 19:00 h
6ª 9:00 às 12:30 e 13:30 às 18:00 h,
sábados: 9:00 às 13:00 h.

Professores

O CCBA conta atualmente com uma equipe de professores alemães e brasileiros responsáveis pelo ensino da língua alemã na capital pernambucana.

Programas de capacitação do Instituto Goethe na Alemanha e a constante reciclagem dos professores fazem com que estejam preparados a organizar junto com os alunos um processo de aprendizagem que alarga horizontes, proporcionando oportunidades de adquirir uma visão mais abrangente da língua e cultura.

Equipe:

  • Christoph Ostendorf
  • Edvani Alves de Lima
  • Adriana Carneiro
  • Ingrid Buhr
  • Martin Mahn
  • Rainer Uwe
  • Michael Zierz