A Biblioteca do CCBA adquiriu novos livros na área de ciências sociais. Saiba mais sobre as obras e sua recepção no Brasil.

Confira a sinopse dos novos livros da Biblioteca do CCBA:

O Direito da Liberdade

“A teoria da justiça é um dos campos mais intensamente estudados da filosofia contemporânea. No entanto, só a muito custo a maior parte das teorias da justiça atingiu seu alto grau de justificação, pois, com sua fixação em princípios puramente normativos e abstratos, acabaram por incidir uma considerável distância em relação à esfera que é seu campo de aplicação: a realidade social. Axel Honneth propõe uma via diferente…”

Leia aqui a resenha de Filipe Campelo, ex-aluno do CCBA e ex-bolsista do DAAD,  sobre O Direito da Liberdade de Axel Honneth 2015

http://www.revistas.usp.br/cefp/article/download/74736/78328

O Direito da Sociedade

“O tema central deste livro é a relação entre o sistema do direito e o sistema social. O direito opera na sociedade e a realiza. Cumpre, assim, uma função social, e é para essa função que ele diferencia a própria reprodução autopoiética. É o que expressa a teoria aqui apresentada. A pergunta que também se faz é como se pode definir a sociedade na qual isso se passa, uma vez que não existe uma teoria da sociedade que determine essa conceituação.”

Dossiê Niklas Luhmann 

“Dossiê Niklas Luhmann reúne textos sobre e de autoria do sociólogo Niklas Luhmann, que elaborou uma ambiciosa e detalhada teoria dos sistemas sociais e da sociedade. Os ensaios dedicam-se ao confronto desses textos com o problema da desigualdade e de sua reprodução e acumulação em diversos sistemas sociais. Nesta obra, apresentam-se contribuições brasileiras e alemãs que, partindo do corajoso esforço tardio de Luhmann de comparar sua teoria da sociedade com a “questão social”, tentam aproveitar o trabalho teórico do sociólogo alemão para compreender as contradições da sociedade contemporânea.”

Nos anais do Congresso em homenagem a Claudio Souto ¨Sociedade, Direito e Decisão em Niklas Luhmann¨ você encontra vários trabalhos inclusive de ex-alunos do CCBA e ex-bolsistas do DAAD.