O Ensemble Vocal Cantamus & Collegium Musicum do Recife promove concerto beneficente no dia 17 de abril, às 16h, na Basílica da Penha, no centro do Recife. No evento, será performada a Paixão Segundo São João, de Johann Sebastian Bach, com o regente luxemburguês Ragu Pantea.

O evento será realizado em prol da restauração e ampliação do órgão de tubos Merklin da Igreja Madre de Deus, no Recife. O instrumento foi importado da França e data do século XIX, sendo um marco histórico da arte sacra na cidade. Não é necessária inscrição para participação, que terá entrada gratuita.

A obra dramatizada acompanha a Paixão de Cristo, casando com a Semana Santa de 2022. Além do concerto no dia 17, um ensaio aberto ao público acontece no dia 15 de abril, às 18h, na Igreja da Sé, em Olinda.

“O regente convidado Radu Pantea se sensibilizou com o estado do órgão de tubos da Igreja Madre de Deus, entrando em contato com o arcebispo Dom Fernando Saburido”, comentou o preparador do coro Gílson Celerino, professor de alemão no CCBA e ex-bolsista da agência de intercâmbio acadêmico KAAD (Katholischer Akademischer Austausch Dienst).

A Basílica da Penha, próxima ao Mercado de São José, foi escolhida tanto por ser única no Nordeste no seu estilo arquitetônico, como também por estar em um local mais tranquilo.

Entre os músicos participantes, há cantores locais e convidados de grupos externos. O tenor Jabez Lima interpreta o evangelista São João, enquanto o baixo Sabah Teixeira performa Jesus. Já o também baixo Calebe Faria compõe o elenco no papel de Pilatos. A mezzosoprano Virgínia Cavalcanti e as sopranos Juliana Cumarú e Natália Duarte finalizam o rol de cantores envolvidos.

“É um projeto de grande importância para chamar a atenção das pessoas sobre a restauração e ampliação do órgão da Igreja da Madre de Deus, uma herança histórica ímpar no Recife”, declarou Celerino. “A Semana Santa é o momento ideal para fazer uma performance tão alinhada à temática da data”.

A produção dos eventos fica por conta do Ensemble Vocal Cantamus, com apoio do Studio d’Opera Luxemburg, Lima e Falcão Advogados, Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA), Arquidiocese de Olinda e Recife, Igreja da Madre de Deus, Basílica da Penha.