Passadas as férias, algumas pessoas já iniciam um balanço dos planos que fizeram para o ano e pensam no que ainda é possível organizar durante o segundo semestre. Para os que planejaram aprender um novo idioma, ainda dá tempo de avançar neste sentido.

O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) está com matrículas abertas para as turmas que terão aulas a partir de outubro. Além disso, o CCBA abriu seleção para bolsistas do CNPq e Capes interessados em conseguir 50% de desconto no curso de alemão para iniciantes (A1.1), que tem início no mesmo mês.

DICAS PARA APRENDER UM NOVO IDIOMA

Pensando nos novos e antigos alunos, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar no aprendizado de um novo idioma.

1.  Estudar um pouco a cada dia pode funcionar melhor do que tentar aprender tudo sobre um assunto de uma vez. Lendo sobre a mesma coisa por várias horas seguidas pode cansar e diminuir a qualidade da atenção. Dedicar-se aos exercícios do seu Arbeitsbuch em um dia da semana e revisar o vocabulário em outro é uma opção para se manter atualizado.

2. Gosta de ler sobre um assunto específico ou tem um hobby? Você pode aproveitar isso para contextualizar o que aprendeu em sala de aula, fica mais leve do que simplesmente decorar conjuntos de palavras e regras gramaticais. Já sugerimos fazer uma torta típica da Turíngia enquanto aprende sobre Das Passiv.

3. Ouvir nativos falando é importante para treinar a pronúncia, se acostumar com diferentes sotaques e conhecer expressões cotidianas. O CCBA tem alguns filmes disponíveis para empréstimo gratuito na biblioteca e no site da DW há muitos podcasts e vídeos pensados para estrangeiros que estão aprendendo alemão. Além disso, há diversas músicas, filmes, séries e vídeos espalhados por diversos serviços de streaming.

4. Ler em voz alta ajuda no processo de memorização e na pronúncia. A biblioteca do CCBA oferece livros e publicações em alemão, desde as leituras mais fáceis até volumes sobre assuntos mais específicos. No site da DW há textos sobre temas diversos (alguns deles compartilhamos aqui no site) e os aplicativos podem ser um recurso útil para aproveitar aquele tempo em que ficamos parados em alguma fila ou nos deslocamentos pela cidade.

5. Erros fazem parte do processo de aprendizagem e cada aluno tem um ritmo diferente. Trocar experiências com os colegas tendo consciência disso pode deixar tudo mais tranquilo.