Com um viés político cada vez mais presente, a Berlinale chega à sua 67ª edição este ano, que ocorrerá de 9 a 19 de fevereiro.
A lista definitiva da mostra inclui 51 filmes de 43 países, onde 36 deles terão sua estreia mundial na Berlinale. Bem representado no festival, o Brasil conta ao todo com doze obras na Berlinale. Concorrendo ao Urso de Ouro na competição principal, está o longa Joaquim, de Marcelo Gomes, que fala sobre os bastidores da inconfidência mineira. Na mostra Panorama, estão Pendular, de Julia Murat, Vazante, de Daniela Thomas, Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky, e o curta de animação Vênus – Filó, a fadinha lésbica, de Sávio Leite, inspirado na obra Bufólicas de Hilda Hilst. Já namostra Geração, estão A Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira; As Duas Irenes, de Fábio Meira e Não Devore Meu Coração, de Felipe Bragança.
O festival também marca o retorno de João Moreira Salles às telas: depois de dez anos “em jejum”, o diretor lançará o seu No Intenso Agora no Panorama Dokumente. Na mostra Fórum entraram, ainda, Rifle, do diretor Devi Pretto,e o curta Estás Vendo Coisas, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca (este, assim como “Joaquim”, está na briga pelo Urso de Ouro). Anna Azevedo e seu Em Busca da Terra Sem Males,curta que retrata o universo das crianças Guaranis, representamo Brasil na mostra Generation KPlus. Saiba mais sobre os filmes AQUI.