Com o tema “Expedições Urbanas”, a exposição é fruto da primeira edição do Projeto CCBA de Artes Visuais

O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) exibe, nesta quinta-feira (11) às 19h30, os resultados dos projetos selecionados para as bolsas de pesquisa e produção do Projeto CCBA de Artes Visuais – 1ª Edição. Serão expostos os estudos e experimentos de Marie Carangi e da dupla Marcela Lins e Guilherme Benzaquen. A abertura da exposição contará ainda com a participação especial de Hállida Araújo e Vanessa Alcântara, do Laboratório de Performance Urbana, projeto incubado no CCBA e que desenvolve ações em performance e vídeo/fotoperformance. Elas apresentarão o trabalho #emPODERamentocorposeespaços, que busca ocupar espaços urbanos com expressões de domínio dos corpos que ativam micropoderes e impulsionam a micropolítica.

O Projeto CCBA de Artes Visuais –  1ª Edição teve por objetivo selecionar artistas ou grupos de artistas iniciantes para duas bolsas de pesquisa e produção em artes visuais, estimulando investigações e experimentos. Os projetos selecionados poderiam ser em todas as áreas das artes visuais e receberam bolsas no valor de R$ 1.500 para que os artistas pudessem realizar micro e pequenas ações a partir de uma determinada temática proposta, porém com ênfase muito mais nos processos que nos produtos finais.

Para esta primeira edição do projeto, se estabeleceu a temática EXPEDIÇÕES URBANAS –  ATUALIDADE EM CONTEXTO. A exposição, que estará disponível ao público a partir desta quinta-feira, representa as respostas e reflexões estéticas e plásticas dos artistas à provocações do que representam hoje as espacialidades urbanas. Qual nossa relação com os espaços públicos e privados de nossas cidades, como os ocupamos? Que usos afetivos e efetivos fazemos hoje desses espaços? Que lugar ocupam em nossas memórias e valores simbólicos?

Pensando em essas e muitas outras questões, a dupla Marcela Lins e Guilherme Benzaquen elaborou o projeto “disrupções discursivas”, onde espalharam pela cidade notícias de jornais de 1996, 2000 e 2005 sobre os aumentos das passagens de ônibus na cidade, reconstruindo a narrativa que se repete há anos e busca de justificar o aumento dos preços com melhorias que não são efetivas nem vistas pela população.

Já Marie Carangi propôs um experimento sonoro, em grupo, utilizando a voz e seus amplificadores como apitos e microfones, criando situações em lugares do centro do Recife. A artista buscou acessar outras maneiras de descobrir o espaço público, ativando novas formas de existência que atravessam a dimensão física da cidade e da segregação dos espaços. Assim, surgiu o “Karaokê de Clarice” (no chafariz da Praça Maciel Pinheiro, em frente à casa onde morou Clarice Lispector) e o “synphonia n0”, conjunto de sons produzidos com instrumentos de sopro durante um passeio de barco por entre as pontes do Bairro do Recife, partindo do Marco Zero.

SERVIÇO

Exposição: Projeto CCBA de Artes Visuais – 1ª Edição * EXPEDIÇÕES URBANAS – ATUALIDADE EM CONTEXTO

  • Local: Centro Cultural Brasil Alemanha, Rua do Sossego, 364 – Boa Vista – Recife /PE
  • Abertura: Dia 11 de maio de 2017 às 19h30
  • Visitação: 12 de maio a 30 de junho de 2017, de segunda a quinta das 10h às 12h e das 16h às 20h, sábados das 10h às 14h

Informações:
3421.2173 | christoph@ccba.org.br | www.ccba.org.br