Professor Cláudio Souto no Espaço Pasárgada da FDR, antes do evento (Foto: Lara Ximenes)

Referência em sociologia jurídica e sócio fundador do Centro Cultural Brasil – Alemanha, Claudio Souto foi homenageado pela FDR no aniversário da Revista Acadêmica, um dos mais antigos periódicos de direito no país

Ao comemorar os 125 anos da Revista Acadêmica, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFPE, a Faculdade de Direito do Recife (FDR) homenageou no dia 31 de agosto de 2016 o professor emérito em sociologia do direito, Cláudio Souto, que estudou na Alemanha como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt e faz parte dos sócios fundadores do Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA).

O professor foi homenageado pela sua vida e obras, que estarão expostas no Espaço Memória da Faculdade do Direito até o dia 30 de novembro. Entre os documentos e obras, podem ser vistos o histórico escolar de Claudio Souto como aluno da FDR e sua primeira tese doutoral de 1956, Da existência científico-conceitual do direito comparado (conceituação do indagar comparativo mais específico da ciência do direito), além de livros, periódicos e folhetos escritos em português, italiano, inglês, espanhol e alemão, como o livro Die sozialen Prozesse: eine theoretische Reduktion (1980).

No evento, o professor Cláudio proferiu sua conferência Reconstruindo axiomaticamente a sociologia do direito, lançada em forma de livreto e autografada entre os presentes. A conferência é fruto do opúsculo homônimo disponível na Revista Acadêmica do semestre 2016.1, que conta também com um segundo artigo publicado pelo professor, intitulado de Breve histórico da sociologia jurídica na Faculdade de Direito do Recife. É possível acessar a revista, que nesta edição também conta com textos datados de 1893, neste link.

Francisco Queiroz, Diretor da FDR, Anísio Brasileiro, Reitor da UFPE e Profª Luciana Grassano, editora-chefe da Revista Acadêmica (Foto: Lara Ximenes)

Marcaram presença na comemoração Reitor Anísio Brasileiro, da Universidade Federal de Pernambuco, Francisco Queiroz, Diretor da Faculdade de Direito, e Luciana Grassano, Editora-chefe da Revista Acadêmica e professora da FDR. O Professor Francisco Queiroz revelou ser leitor assíduo do professor Cláudio Souto, reconhecendo-o como criador de uma teoria própria sobre a sociologia do Direito. A professora Luciana Grassano, que também é ex-aluna do CCBA, afirmou que o professor Cláudio Souto é um autor muito presente nas páginas da revista – e também da história do direito.

“A Revista Acadêmica é um dos periódicos em direito mais antigos do país, e é importante sempre preservar a memória e prestigiar as instituições, trazendo para o público em geral a importância do trabalho feito aqui na Faculdade. O professor Cláudio simboliza luta, ideal e resistência. É um dos nossos professores que podemos chamar de pai da sociologia jurídica, um dos fundadores da sociologia jurídica no Brasil que lutou para inseri-la nos nossos currículos”, disse a professora, que foi ex-aluna do professor na sua pós-graduação. “Eu acho que não poderia ser mais justa essa homenagem”, finalizou.

Um pouco mais sobre Cláudio Souto – Nascido em Garanhuns no dia 29 de março de 1931, o professor Cláudio Souto foi um dos responsáveis por colocar a Sociologia do Direito como disciplina curricular na grade das pós-graduações em Direito e em Sociologia da UFPE, além de ter sido o primeiro a ministrar um curso de sociologia do direito no Brasil. Quando perguntado sobre a homenagem, afirmou estar um pouco surpreso. “O pessoal está me achando importante. Tenho minhas dúvidas”, brincou o professor, que foi bolsista da Fundação Alexander von Humboldt e atuou como professor visitante nas universidades alemãs de Colônia e Bielefeld, onde dialogou com o sociólogo alemão Niklas Luhmann. Foi Claudio Souto que trouxe ao Brasil a ¨Teoria dos sistemas¨ e as respectivas discussões acerca do pensamento de Luhmann, chegando inclusive a trazer para Recife o próprio Niklas Luhmann – cujas obras estão disponíveis em português para empréstimo e leitura na biblioteca do CCBA. “Tenho o maior respeito pela Alemanha. Fiz doutorado na Universidade de Bielefeld, que é uma Universidade de lá muito interessante, muito aberta. Meu filho Antônio também fez doutorado lá”, contou o professor.

Saiba mais sobre:

Fundação Alexander von Humboldt:  www.humboldt-foundation.de

Niklas Luhmann e a Teoria dos Sistemas: https://www.youtube.com/watch?v=lBN5EvDlhYM