O ator Marcelo Miguel, que reside em Freiburg (Alemanha), está em Pernambuco com a turnê do espetáculo Pilar. Ele apresenta a obra na quinta-feira (5/12), às 19h, no Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA). A entrada é gratuita, mas o público pode fazer uma contribuição espontânea.

Na tarde do mesmo dia, o artista compartilha suas experiências que incluem trabalhos com o Odin Teatret (Dinamarca) e a formação como professor e arte-educador na Alemanha ministrando um workshop no CCBA. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até as 12h da quarta-feira (4/12), os interessados precisam preencher o formulário. 

Pilar é uma produção dos grupos Das Theater Instrumental e U.G.L.E (Freiburg, Alemanha). O espetáculo dirigido por Daniel Wahl foi criado a partir da ritualização de lembranças da infância de Marcelo Miguel, após o falecimento do pai do ator. O público é convidado a mergulhar nas memórias do artista “para traçar os caminhos que nossas crianças deixam em nós”. 

“Eu tenho que brincar com as minhas cicatrizes. Me diverte brincar com tudo isso. Eu não quero esconder minhas cicatrizes. Tanto faz se elas sao visíveis ou invisíveis. Essas cicatrizes fazem parte de mim”, afirma Marcelo Miguel.   

APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO PILAR 

 Das Theater Instrumental e U.G.L.E (Freiburg, Alemanha)

Quinta-feira (5/12), às 19h, no Centro Cultural Brasil-Alemanha

Entrada gratuita, o público pode fazer contribuições espontâneas 

Direção: Daniel Wahl

Com: Marcelo Miguel

Duração: 1h30

Em 2015 morre o pai de Marcelo. O céu desaba sobre a sua cabeça. Após longa estada fora do país natal, ele volta para Sao Paulo para o enterro do pai. Ele se senta no jardim da casa de seus pais, senta-se debaixo de sua árvore onde chegam as lembranças antigas do Brasil, de São Paulo, da favela Monte Azul, da família. Mãe, pai, irmão, irmã, amigos e outras tantas pessoas que passaram por sua infância.Lembranças de violência, de amor e de momentos de despedida. 

Classificação indicativa: 12 anos   

Marcelo Miguel 

Assistiu ao seu primeiro espetáculo no centro cultural Monte Azul e ali, naquele momento no início dos anos 1980, se apaixonou por essa arte e não mais largou o ofício. Fundou com amigos a Cia. Teatral Manicômicos que, por necessidade e avidez, foi descobrindo as técnicas do fazer teatral. Em 2002, parte para a Europa. Outros caminhos se traçam. Depois de diversas experiências e encontros, inicia em 2008 uma cooperação de trabalho com Odin Teatret (Dinamarca), onde participa como ator em diversos projetos sob a direção de Eugeno Barba e Julia Varley. Em 2015 funda o Das Theater Instrumental em Freiburg (Alemanha). Marcelo Miguel é professor e arte-educador de formação Superior no Seminar am Michelshof em Stuttgart e no Freunde der Erziehungskunst em Karlsruhe. 

Daniel Wahl 

É um diretor suiço radicado na Alemanha. Depois de estudar mecânica industrial, muda radicalmente as perspectivas e vai estudar na Schauspielakademie em Zurique. Dali vai pelo mundo. Como ator e diretor se apresenta em grandes palcos como Theater Basel, Theater Complicite de Londres, Luzerner Theater, Theater Freiburg, Schauspielhaus de Hamburgo e outros. Inicia longa cooperação com o diretor Sebastian Nubling dentre ela cria o espetáculo Sweet Hamlet. Em 2016, funda U.G.L.E – urban guerilla life entertainment em Freiburg (Alemanha).  

WORKSHOP COM MARCELO MIGUEL

 Quinta-feira (5/12), das 14h30 às 16h, no Centro Cultural Brasil-Alemanha.

 Inscrições gratuitas até as 12h da quarta-feira (4/12).

Vagas limitadas