Longa alemão será exibido dia 20 de outubro no VI Janela Internacional de Cinema do Recife

Metropolis / metropolis1927.com ©

Uma das marcas da Janela Internacional de Cinema do Recife é a seção clássicos. Em sua sexta edição o JANELA traz entre os filmes selecionados o longa alemão de ficção científica Metropolis, clássico de 1927 do austríaco Fritz Lang. O filme será exibido dia 20 de outubro, às 19h no Cinema São Luiz, bairro da Boa Vista. O Janela Internacional de Cinema do Recife acontece entre os dias 11 e 20 de outubro nos cinemas do São Luiz e da Fundação com exibição de longas, curtas metragens e mostras competitivas. (www.janeladecinema.com.br

O longa alemão será exibido na tela do São Luiz em cópia restaurada e com música ao vivo, acompanhado pelo trio argentino Mudos por el Celulóide. Liderado pelo pianista Marcelo Katz, o grupo tem uma ampla experiência em apresentações musicais simultâneas à exibição de filmes mudos. O violinista Demian Luaces e a multi-instrumentista Eliana Liuni completam a formação.

Uma curiosidade é que após sua restauração, Metropolis teve em 2010 na Berlinale (Festival Internacional de Cinema de Berlim) a sua segunda estreia mundial. O fato aconteceu 83 anos depois do seu lançamento em 1927.

O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) por mais um ano apoia o JANELA, através da divulgação e com a realização de programação paralela, desta vez com realização do Workshop Documentário Socicultutural, com o premiado cinegrafista Juan Sarmiento G., colombiano radicado na Alemanha. A parceria faz parte do incentivo e promagração do ANO ALEMANHA+BRASIL 2013-2014.

TEMA DO JANELA – A identidade visual do 6° Janela Internacional de Cinema do Recife, assinada pela designer Clara Moreira, aborda justamente uma impactante imagem do filme Metropolis. “É uma bela imagem que traduz a força do cinema como manifestação política e artística, diz Emilie Lesclaux, co-diretora e produtora do festival. “Encontramos essa foto pesquisando materiais para o Metrópolis e não foi muito difícil ver que seria a imagem perfeita para o cartaz esse ano”. Sob o tema “Manifestações”, o Janela 2013 traz uma seleção de produções questionadoras, políticas e polêmicas, que refletem no programa de todo o festival, desde a escolha dos clássicos, até a seletiva de curtas e longas e de mostras especiais.

“A nossa imagem símbolo esse ano é um registro dramático das filmagens de Metropolis, de Fritz Lang, onde uma pequena multidão com braços levantados e os pés na água, reage às orientações dramáticas de um cineasta portando um megafone. Há uma clara movimentação, holofotes, uma câmera de cinema. Teria sido estranho ignorar a energia presente esse ano no país voltada para uma série de manifestações políticas que exigem mudanças em tantos níveis. Teria sido também indesejável aproveitar-se disso de uma maneira apenas literal, até que chegamos a esta imagem, uma mediação entre as duas coisas. E ilustramos eventos históricos através do cinema”, afirma Kleber Mendonça Filho.

A cena, fotografada por Horts Von Harbour nos bastidores de filmagem, permaneceu muito tempo obscura para o público e foi recentemente resgatada em livro. O trabalho de still do fotógrafo de Von Harbou, irmão de Thea von Harbou, então esposa de Lang e co-roteirista de Metropolis, registrou cenas filmadas, bem como ações fora de quadro, e fez um álbum de trinta e cinco fotografias que ele deu à jovem estrela do filme Brigitte Helm.

SINOPSE:
METROPOLIS, Fritz Lang, versão restaurada com música ao vivo (1927)
Talvez não seja possível ver Metrópolis e não ver o Recife, Belo Horizonte ou São Paulo. Metrópolis foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do Expressionismo Alemão e também foi uma obra-prima à frente do seu tempo. O roteiro, baseado em romance de Thea von Harbou, foi escrito por ela, em parceria com Lang. Em 2008 foram reencontrados, na Argentina, 30 minutos de metragem deste clássico. Tal parte restaurada e acrescentada à versão conhecida estará no Janela, que ainda conta com concerto ao vivo do trio argentino Mudos por el Celulóide.

SERVIÇO:
Filme: Metropolis (Alemanha/1927)
Seção de Clássicos VI Janela Internacional de Cinema do Recife
Dia: exibição única, 20/10/2013 – as 19h
Ingressos: Bilheteria do Cinema São Luiz.

VENDAS ANTECIPADAS
– SÃO LUIZ:
– de 9/10 a 11/10: de 13h30 às 19h20.
Serão vendidos até 40% dos ingressos antecipadamente.
PREÇO: R$ 4 e R$ 2 (meia) por sessão.
– Limitado compra dois ingressos por pessoa para cada sessão.

Fonte: Janela Internacional de Cinema do Recife
(http://www.janeladecinema.com.br/2013/)
 

MAIS INFORMAÇÕES:

– SITE OFICIAL JANELA: www.janeladecinema.com.br