O Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) promove neste sábado (18/06), das 17h às 22h, uma sessão especial da mostra de curtas-metragens alemães Short Export. Os filmes podem ser vistos aqui pelo site, com legendas em português, como parte da programação da Semana da Língua Alemã 2021.

O acesso é gratuito e basta preencher este formulário para receber a senha por e-mail.

Os filmes de ficção, documentários, live action e animações agora apresentados ao público brasileiro foram escolhidos entre os inscritos no Festival Internacional de Curta-metragem de Clermont-Ferrand (FRA), um dos mais importantes do mundo (saiba mais sobre a Short Export).

Nesta sessão da mostra Short Export serão exibidos os curtas-metragens Inndependence, de Michael Schwarz; Wochenbett, de Henriette Rietz; Der übers Meer kam, de Jonas Riemer; Seepferdchen, Nele Dehnenkamp; Der Schornsteinsegler, de Frédéric Schuld; e Masel Tov Cocktail, de Arkadij Khaet, Mickey Paatzsch.


FILMES DA MOSTRA SHORT EXPORT

Inndependence (Alemanha, 2020)
Direção: Michael Schwarz
Sinopse: Lockdown da Covid-19, 2020. Todos os hotéis, pousadas e hostels estão fechados – exceto um hotel de negócios, que acolhe 29 pessoas sem casa. Porém, essa estadia é temporária…
Documentário, 17 minutos.

Wochenbett (Postpartum, Alemanha, 2020)
Direção: Henriette Rietz
Sinopse: O filme descreve uma fase caótica pela qual passa a personagem principal, que se tornou mãe recentemente. Repleta de hormônios e sem poder dormir, ela fica com esse intenso período profundamente incrustado em seu coração.
Animação, 5 minutos.

Der übers Meer kam (The one who crossed the sea, Alemanha/Áustria, 2020)
Direção: Jonas Riemer
Sinopse: Um refugiado da RDA atravessa o Mar Báltico em um barco dobrável. Anos depois, ele encontra um novo lar em um crescente movimento nacionalista.
Animação documental, 11 minutos.

Seepferdchen (Seahorse, Alemanha, 2020)
Direção: Nele Dehnenkamp
Sinopse: Nas rotineiras aulas de natação, uma jovem Yezidi luta silenciosamente contra suas aterradoras memórias do Mar Mediterrâneo.
Documentário, 16 minutos.

Der Schornsteinsegler (The chimney swift, Alemanha, 2020)
Direção: Frédéric Schuld
Sinopse: Século 19 na Europa. Um menino escala uma chaminé enquanto um pássaro desce por ela para fazer um ninho. Um encontro sem volta.
Animação, 5 minutos.

Masel Tov Cocktail (Alemanha, 2020)
Direção: Arkadij Khaet, Mickey Paatzsch
Sinopse: Ingredientes: 1 Judeu, 12 Alemães, 50 ml de cultura da memória, 30 ml de estereótipos, 2 colheres de patriotismo, 1 colher de Israel, 1 falafel, 5 peças Stolpersteine, uma pitada de antissemitismo. 100% kosher!
Ficção, 30 minutos.